Projeto de Extensão Memória e Circulação da Artes


Chamada pública relativa ao EDITAL Nº 01/2024 – PIBEX para processo seletivo de bolsas de extensão do Decanato de Extensão da UnB, para o projeto PJ228-2024 Sg1 - memória e circulação da arte (PEAC), que visa a concessão de bolsas de auxílio financeiro para participação de discentes da UnB, com vigência a partir de abril de 2024 e término em dezembro de 2024. Profª Coordenadora: Cinara Barbosa.

 

Captura de tela 2024 04 05 071721


Chamada Pública para Bolsistas de Extensão das Artes Visuais | 2024


Confira aqui o Resultado dos Bolsistas que foram selecionados na participação nos Projetos de Extensão 2024 do VIS



As inscrições para bolsista de extensão de projetos de professores do Departamento de
Artes Visuais estão abertas até segunda semana do mês de abril de 2024.
Se você for graduando do curso de Artes Visuais, acesse os links para se inscrever
(alguns serão disponibilizados em breve).
Não deixe de avisar seus colegas também!


Confira aqui todos os projetos de bolsas do VIS para os discentes.


Para mais informações, entre em contato com o coordenador do projeto.

As inscrições para bolsista de extensão de projetos de professores do Departamento de
Artes Visuais estão abertas até a próxima semana.

Formulário à toda comunidade do VIS para ocupação dos espaços SG-1


O Departamento de Artes Visuais da UnB solicita aos estudantes, técnicos administrativos, professores e a toda a comunidade que participa em atividades dos espaços o cupados pelo VIS, que preencham o Formulário sobre a ocupação dos espaços vagos pela mudança pro prédio novo.


Acesse aqui o Formulário.

 

Imagem do WhatsApp de 2024 04 03 às 11.15.26 9f3d4fb7


 

 

 

 

 

O  Departamento de Artes Visuais (Vis) foi criado no ano de 1989, conjuntamente e parte do Instituto de Artes (IdA), do qual também fazem parte os Departamentos de Artes Cênicas (CEN), Música (MUS) e Desenho Industrial (DIN). Oferece os cursos de Licenciatura (presencial e à distância) e Bacharelado em Artes Visuais e Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte, além de ser responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília (PPGAV/UnB).

 

 

Banner Site Vis

 

 

A história das artes na UnB começou com o ICA (Instituto Central de Artes, 1962-64), que foi inovador desde a sua fundação, por não abarcar apenas matérias de Belas Artes tradicionais, mas “introduzindo artes gráficas, desenho artístico industrial, fotografia, cinema e música” (SALMERON, p.89).

 

 

Na Foto: Professor do Departamento de Artes Visuais / Aula de Pintura

 

Apesar de cada área ter seu próprio departamento/faculdade, o Departamento de Artes Visuais (Vis) busca continuar inovando, ofertando disciplinas que unem as artes visuais com várias outras áreas do saber, como filosofia, sociologia e antropologia. Além de manter-se à par de questões atuais no que concerne à produção e discussão artística, estudos afro-brasileiros, latino-americanos e decoloniais. Nesse sentido, o Vis procura formar artistas, professores, pesquisadores, curadores, teóricos, críticos, historiadores e dentre outras profissões relacionadas, profissionais plurais, criativos, relevantes e atentos às demandas da sociedade.

 

Para tornar isso possível, conta também com Laboratórios de Pesquisa e a Galeria Espaço Piloto, que proporcionam aos estudantes aprofundamento e experiências profissionais. Tal como o Corpo Docente, que na época do ICA contava com Athos Bulcão e Alfredo Ceschiatti, hoje conserva-se a tradição da excelência, com doutores e mestres referências em suas mais diversas alçadas, visões de mundo e iniciativas.

 

Referência Bibliográfica:
SALMERON, Roberto A. A universidade Interrompida: Brasília 1964-1965. 2ª edição.

Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2007.

 

 

Por: Stéfani Lima Araújo,

graduanda de Teoria, Crítica e História da Arte

 

Pode-se utilizar o texto, desde que citadas as fontes

do autor e o "link originário" deste artigo em questão